ESTUDOS > Jesus
parte 5 - A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO
       ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA               
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731  - Vila Mendonça CEP 16015-100 - Fone:(18)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
                                                                  
                                                      Jesus  ( parte 5 )
 
 
A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO
 
 
” Há um duplo aspecto no Mistério Pascal: pela sua morte Jesus nos liberta do pecado, pela sua Ressurreição ele nos abre as portas de uma nova vida.”
                                     Novo Catecismo – pg. 162, it.654
 
            
 Atos 2,24-36
              Nós vimos que satanás tentou de todas as formas reter Jesus no inferno, mas foi impossível, porque Ele era absolutamente justo, Ele venceu e ressuscitou, mas foi exaltado sobremaneira, recebendo um nome que está acima de todo o nome, e sendo constituído por Deus Senhor e Cristo.
             A ressurreição de Jesus provou que realmente Ele é o Filho de Deus (Rom.1,4).                          Também é a nossa garantia de que não estamos num barco furado. É a prova real de que estamos no caminho certo, pois Jesus é quem Ele diz que é; isto é o Filho de Deus que se fez carne para nos salvar (I Co.15,14-17). Garante também a vitória de Cristo sobre satanás, porque se não tivesse vencido e arrombado as portas do inferno, nunca teria ressuscitado. Desta forma temos o atestado da nossa justificação, pois Ele ressuscitou porque é justo, e portanto capaz de nos justificar de nossos pecados. (Rom. 4,25; e I Co.15,17) .
            O processo de identificação com Cristo continua, e atinge o seu apogeu na ressurreição . Primeiro Ele se identificou conosco tornando- se homem, depois identificou-se com a humanidade pecadora, carregando os pecados e o sofrimento de todos. Assim nessa total identidade morremos com Ele (Rom.6,6-8), pois  Ele morreu a nossa morte, e ressuscitamos com Ele, nos identificando com sua glória (I Cor.15,20-22) . Ele participou da nossa humilhação, para que pudéssemos participar de sua exaltação. É a certeza de que realmente temos a vida eterna.
            É importante que entendamos, quão grandiosa é a ressurreição. Em (Ef..1,17-21),Paulo ora para que o Pai nos dê o Espírito de sabedoria e revelação, para que saibamos a grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, através da força do seu poder - o mesmo poder que Ele, mostrou em Cristo, ressuscitando-O e pondo-O à sua direita nos céus! Esse mesmo poder que pela Sua força,     destruiu os infernos e deu vida a Jesus , é  o
que opera em nós, os que cremos. É preciso crer na ressurreição (Rom. 10,9), no poder desse fato glorioso, e no significado da exaltação de Cristo. Temos agora um autêntico
                                                                                                                                          
homem, entronizado à direita de Deus que recebe um nome que está acima de todo o nome (Fl.2,9)  e colocado acima de todo tipo de autoridade ou governo.(Ef. 1,20-21;I Pe.3,22)   É
coroado Rei dos reis e Senhor dos Senhores (Ap. 19,16;17,14). Que estupenda é a glória e a autoridade do Senhor Jesus! Verdadeiramente Ele tem o domínio sobre todas as circunstâncias, sobre a história e os fatos. Ele tem todo o poder e autoridade no céu e na terra (Mt.28,18). É por isso que Paulo diz que todas as coisas, fatos, circunstâncias, acontecimentos históricos, até mesmo os erros que cometemos (se nos arrependermos) contribuem para o nosso bem (Rm 8,28). Que glória é servir a um Senhor assim! Além de tudo isso, Deus constituiu a Jesus, o chefe, a cabeça da Igreja, que é o seu corpo. (Ef. 1,22-23; 5,23; Col.1,18; 2,19). Ora, uma cabeça não vive sozinha, ela precisa de um corpo que execute seus comandos. Assim também, um corpo não vive sem a cabeça, pois ela é que comanda todos os atos do corpo. Assim Deus na sua infinita bondade e sabedoria, quis colocar uma interdependência entre Cristo e a Igreja. A Igreja não pode sobreviver sem Cristo, mas Cristo não pode agir, sem a Igreja. Um depende do outro. Assim como Jesus demonstrou no exemplo da videira: Ele é o tronco, nós os galhos. Assim como o tronco não pode dar frutos sem os galhos, os galhos não podem existir e frutificar sem o tronco. Essa interdependência é tão maravilhosa, (um membro depende do outro para viver, e todos dependem da cabeça), que onde está a cabeça, aí está o corpo! Não se vê uma cabeça andando sozinha por aí. Não se vê também, um corpo sem cabeça circulando pelas ruas. Precisamos entender essa unidade. A vida de Cristo é a vida do corpo, por isso dizemos que temos a vida de Cristo! O poder que em nós opera, é o poder de Cristo. A Autoridade do corpo é a autoridade de Cristo. Se Ele está assentado nos céus, estamos com Ele (Ef.2,6)
           Nele possuímos todas as coisas, porque quando Deus nos vê, vê o corpo de seu amado Filho. No cap. 1 de Efésios, percebemos quantas vezes Paulo fala do que nós somos, e temos em Cristo, por ex: O Pai nos abençoou em Cristo, nos predestinou para filhos por Jesus Cristo, nEle temos a redenção do pecado, nEle fomos escolhidos etc... Experimente riscar na sua Bíblia, todas as partes onde se lê “Em Cristo”, ou “nEle” ou “por Ele”. Você vai ver tudo o que é, e o que possui. Como somos ricos!
             Tudo o que Cristo conquistou, é nosso também. Uma cabeça não recebe sozinha uma herança. Todo o corpo recebe. O que Cristo ganhou do Pai, pertence a nós também. Deus provê todas as nossas necessidade (Fl.4,19), justamente porque estamos em Cristo.
           Jesus age através da Igreja, assim como a cabeça executa sua vontade através do corpo. Ele cura através da oração da Igreja, salva, através da pregação, liberta através do poder liberado pela Igreja. Nós somos a boca, os olhos, as mãos, os pés de Jesus.
           Representamos a Jesus aqui na terra e continuamos sua obra. Recebemos procuração dEle para usar Seu Nome, e através desse Nome, do poder que está contido Nele,  executamos a obra de Deus na terra.
              Que Deus nos conceda a graça de ter a revelação do poder desse Nome, e de nossa responsabilidade de agir nesse Nome.
 
Apartir de agora, Cristo está sentado à direita do pai: ”Por `direita do Pai´ entendemos a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus antes de todos os séculos como Deus e consubstancial ao Pai se sentou corporalmente depois de encarnar-se e de sua carne ser glorificada”.    
                                   S. João Damasceno