ESTUDOS > Igreja
Obediência Contexto Familiar Apêndice / Obediência pecados sexuais
 
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban,731 – Vl. Mendonça-  CEP 16015 – 100 Fone:(18)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente:  00021-1
 
 
e) A obediência no contexto familiar
 
O ladrão veio para roubar, matar e destruir (Jo 10, 10).  Com a entrada do pecado no mundo, toda a natureza criada por Deus sofreu, inclusive o sexo.  O inimigo deturpou a idéia do sexo, para através dele fazer o homem cair.  A mídia tornou o sexo banal, ligado ao sensualismo- e a fornicação e o adultério tornaram-se coisas "normais".  O apelo ao sexo deturpado é muito forte nos dias de hoje, e temos que pedir ao Espírito Santo que nos ensine a não nos conformar com este mundo, mas nos transformar pela renovação do nosso entendimento. (Rm 12,2)
Não devemos permitir que o diabo nos acuse e encha de culpa, por termos instintos sexuais.  Isto não é pecado.  "Nós não podemos impedir um passarinho de voar sobre nossas
cabeças, mas podemos impedi-lo de fazer um ninho sobre ela".  Esse ditado é claro: não  podemos impedir o instinto sexual, mas podemos impedir que ele se torne um pecado.
Nós devemos ser castos, isto é, nos abster de relações sexuais ilegítimas ou imorais; ser puros, inocentes.  O novo catecismo (pág. 527 it. 2337) diz: "A castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e com isso a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual".  S. Ambrósio nos ensina: existem três formas da virtude da castidade: a primeira dos esposos, a segunda da viuvez, a terceira da virgindade.  Nós não louvamos uma delas excluindo as outras.  Nisso a disciplina da Igreja é rica.
Vamos verificar agora, os pecados na área sexual, que são brechas para o ataque do inimigo, e portas de entrada para maldição em nossas vidas.  Se porventura houver qualquer pecado nessas áreas, ou já tiver acontecido no passado, é necessário o arrependimento, a confissão com o sacerdote e a renúncia a estes atos, quebrando todo o pacto com o inimigo introduzido por ele em nossas vidas.
Todo sexo fora do relacionamento conjugal é pecado. Deus, em sua Palavra, reconhece que o sexo, o impulso sexual e as relações sexuais são corretas e santas, contanto que se limite ao relacionamento conjugal.  Qualquer impulso ou ato sexual fora do casamento é pecaminoso.  O sexo se torna pecado quando praticado fora do casamento.  Por que?  Porque quebra a união entre marido e mulher. É um ato pecaminoso não pelo sexo em si, mas porque sua prática destrói a união e a aliança dos esposos; e quando os dois são solteiros é feito sem compromisso, sem a aliança que estabelece a união do casal.
Vimos em Gn que Deus criou o casamento e o sexo. Em Gn Jesus ratifica que a aliança entre os esposos por toda a vida é a vontade original de Deus. A base para o sexo foi deixada bem clara: O homem deixará sua casa (se desvinculará de sua família e, portanto, deverá ter condições para formar a sua), depois se unirá a sua mulher (aliança, compromisso eterno, casamento) e depois disso se tornarão uma só carne (ato sexual).
Segundo o dicionário, fornicar é ter relações sexuais ilícitas, isto é, que não são legais ou permitidas. Deus quer o melhor para nós e usa vontade sempre é boa, perfeita e agradável (Rm 12,2). Deus trata conosco através de alianças e, como o casamento é uma figura da aliança da igreja com Cristo, também é uma aliança entre os esposos selada através da união sexual. Quando esta união acontece sem esta aliança, sem o compromisso, profana o propósito de Deus e traz infelicidade para ambas as partes que a praticam. Muito sofrimento tem sido gerado pela desobediência a este desejo de Deus. Fornicação é traduzido na bíblia também como prostituição, cujo significado não é apenas o sexo em troca de dinheiro, mas também o significado de aviltar-se, desonrar-se. A virtude que se opõe a isto é a castidade, que é característico daquele que  se abstém de atos contrários à modéstia, ao pudor ou à pureza
 
Al - Alguns tipos de pecado sexual
 
Luxúria - desejo desordenado, desregrado, fora das finalidades de procriação e união.  O sexo sem amor, só por prazer.  Há uma libertinagem, incontinência, sensualidade e lascívia.
 
Fornicação - relações sexuais fora do casamento entre um homem e uma mulher livres. (Ef 5,3; Col 3,5-6)
 
Pornografia - retirar os atos sexuais, reais ou simulados, da intimidade dos parceiros para exibi-los a terceiros de maneira deliberada. É pecado tanto para os que praticam, (atores, comerciantes, produtores, modelos, etc.) quanto para os que assistem.
 
Prostituição - comércio profissional ou habitual do amor sexual- entregar-se à devassidão, vida desregrada. ( 1 Co 6,15-20; 7,2; 1 Tes 4,3-4)
 
Estupro - penetração à força, com violência, na intimidade sexual de uma pessoa.
 
Sensualidade - qualidade que desperta os sentidos do sexo, volúpia (grande prazer dos sentidos). É algo através do qual satanás tem enganado muito as pessoas, de tal forma, que ser sensual passou a ser algo desejado pelas pessoas, ignorando que isso provoca a defraudação (ilusão, desengano) e faz outros caírem no pecado.  A Palavra nos avisa deste pecado (Jd 19; Os 4,1 1).  Devemos pois, ter muito cuidado com as nossas vestes e a aparência, para fugirmos deste pecado.  Deus é vingador destas coisas. (1 Tes 4,5-7)
 
Adultério - infidelidade conjugal.  Quando dois parceiros, dos quais ao menos um é casado, estabelecem entre si uma relação sexual, mesmo efêmera.  Cristo condena o adultério mesmo de simples desejo. (novo catecismo pág. 536 - it 2381)
Em Mt 5, 27-28, Jesus fala do "olhar".  A palavra aqui, envolve vontade.  Não se trata de ver uma mulher, ou homem, mas de olhar para eles.  Ver é passivo, olhar é ativo.  Não é o despertar da cobiça pelo fato de ver a mulher, mas o olhar para uma mulher pelo fato de cobiçá-la.  A cobiça vem primeiro, e depois o olhar.  Esse olhar é pois, o segundo, não o primeiro.  O segundo olhar é o terceiro passo.  O primeiro é ver, o segundo despertar a cobiça e o terceiro olhar pela segunda vez, cobiçando-a.  As mulheres ou homens podem ser vistos por todos.  Algumas pessoas entretanto, não tem qualquer controle sobre si mesmos (domínio próprio, que é fruto do Espírito).  Elas começam a ter pensamentos sensuais e os aceitam, induzidos por satanás.  Elas se viram e olham pela segunda vez.  Isto é pecado.  O que Mateus 5 quer dizer, é que aquele que olhar para uma mulher com pensamentos sensuais em sua mente, já cometeu adultério em seu coração.  Uma pessoa pode ver uma mulher casualmente na rua e não peca se resistir aos pensamentos sexuais que satanás tenta despertar em sua mente.
A Bíblia afirma categoricamente que os adúlteros não entrarão no reino dos céus. ( 1 Co 6,9; Hb 13,4)
 
Homossexualismo- designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo.( novo catecismo pág. 53 1).  A Bíblia vê o homossexualismo como uma depravação grave, capaz de provocar a ira de Deus sobre os homens.  Em Gn 19,1-29, Deus destrói Sodoma por causa deste pecado.  Por isso até hoje os homossexuais são conhecidos como sodomitas.
Em Rm 1,24-27, Paulo afirma que pagarão na própria carne este terrível pecado.  Em 1 Co 6,9 diz que não hão de entrar no reino dos céus.
A tradição da Igreja declara que "os atos de homossexualidade, são intrinsicamente desornados" ( C D F , dece "Persona humana- 8), e são inaceitáveis em qualquer caso.
Não vamos discutir as causas, que podem ser psíquicas, biológicas ou espirituais.
Não devemos discriminá-los, mas aceitá-los com amor e conduzi-los a renúncia deste
pecado e a uma vida de castidade e libertação.
É preciso tomar cuidado com as brincadeiras sexuais na infància e adolescência, entre pessoas do mesmo sexo.  Podem despertar problemas nesta área.
 
A 2 - Perversões sexuais - são desvios da sexualidade, considerados até mesmo
pelo mundanismo, como maldade.  Exemplos:
Voveurismo - excitação sexual por ver outros praticando o coito, ou ao ver órgãos genitais de outrem.
Fetichismo - amar não a pessoa, mas uma parte dela ou objeto de seu uso.
Masoquismo- a pessoa que só tem prazer físico, ao ser maltratada física ou moralmente.
 
Sadismo - satisfação erótica que advém de atos de violência ou crueldade física ou moral infligidos ao parceiro sexual.
 
Sadomasoquismo - combinação do masoquismo e sadismo.
 
 
Pedofilia - pessoas que gostam de sexo com crianças.
Necrofilia - atração sexual mórbida por cadáveres.
Ninfomania - tendência feminina ao abuso do coito insaciável.
Essas perversões carecem de libertação espiritual, pois têm um forte componente
opressivo e tratamento psíquico.
Todos esses pecados, são inaceitáveis para os cristãos, em quem habita o Espírito Santo. É pois, uma questão de renunciar a eles, arrepender-se e receber a libertação, a remissão, o perdão e a purificação.  O Sangue de Jesus, é poderoso para nos purificar de todo pecado (1 Jo 1, 9).
Outrora alguns de nós podem ter sido assim, mas pela graça de Deus, fomos libertos do poder que o pecado exercia sobre nós, e podemos experimentar a graça da purificação, e uma nova vida em Cristo Jesus (Col 3,5-10).
 
ORACÃO DE RENÚNCIA
 
Pai, nesta hora, em Nome do Senhor Jesus, colocamos cada vida aqui presente, todos quantos se expõe a sua Palavra, para que Teu Espírito, traga a lembrança todos os envolvimentos com o maligno, todos os pactos que não foram cancelados.  Traga-os agora um a um para que sejam registrados e cancelados na autoridade do Senhor Jesus.  Amém.
(Ficar um tempo em oração, com música ao fundo de adoração e cura, para que o Espírito Santo trate com cada um).  Se possível, cada um escreva num papel o que é necessário renunciar, para ser queimado no fim da oração.
"Renunciamos a tudo e a todos nesta terra, que tentam apartar-nos de Ti, pois Tu és o tesouro supremo de nossa vida, o bem Supremo.  Queremos devotar a Ti nossa lealdade incondicional, Senhor.  E nesta hora solene, quando comparecemos diante do Teu trono de graça, invocamos a Tua presença, invocamos o conselho da Trindade e assistência dos Teus anjos ministradores, Miguel e seu exército, Rafael e seu exército, Gabriel e seu exército, para que nesta assembléia, tudo aquilo que em nosso passado, deu direito legal ao inimigo de buscar reivindicação sobre as nossas vidas, seja cancelado para sempre.  Nós renunciamos a todo pecado sexual, toda perversão, toda maldição lançada contra nós, todo pacto feito por nossos antepassados, que afetam nossa vida sexual renunciamos a toda maldição que lançamos sobre outras pessoas, renunciamos ao medo, à ansiedade, à frustração, ao fracasso, ao ódio, à mágoa, à falta de perdão, aos pensamentos errados e a toda a barreira ou cadeia que esteja amarrando nossa vida sexual, em Nome de Jesus.
 
(oração abaixo feita somente pelo coordenador)
Hoje selamos nossa aliança contigo, que renovamos na Tua presença em Nome de
Jesus.
Tu és digno, único, supremo, Deus de poder, de glória, de vitória, de triunfo. Ó Senhor dos exércitos, proclamamos a Tua glória, a Tua vitória, às vidas aqui presentes agora, na autoridade do Senhor Jesus.
Como ministro da Tua Palavra, na unção do Espírito Santo, em nome do Senhor que está acima de todo Nome, eu declaro cancelados, quebrados, na autoridade do Senhor Jesus, sem efeito, toda obra de feitiçaria, toda obra de ocultismo, toda obra de idolatria, que está afetando a vida sexual dos teus servos aqui presentes.
Pai, o Teu povo registrou, o Teu povo confessou e rejeitou o mal, por isso, em Nome de Jesus revogamos todo pacto e declaramos que as forças invisíveis das trevas, perderam toda reivindicação sobre estas vidas.  Cada dívida está paga na cruz do Calvário, pelo sangue vertido do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
(as pessoas repetem a oração abaixo)
Diante do Pai, do Filho e do Espírito Santo, diante da assembléia dos santos e dos anjos do Senhor, eu renuncio e declaro cancelados todo envolvimento que tive com práticas pecaminosas condenadas na Tua Palavra e que foram praticadas por mim.  Em minha ignorância ou rebelião.  Em nome de Jesus, cancelo e renuncio todas as alianças feitas por meus pais, avós, bisavós, ou geração passada em meu lu ar, ou feitas por mim.  Eu me arrependo e peço perdão pelos meus pecados e dos meus antepassados em Nome de Jesus, e por este ato, declaro quebrados todos os pacto e invoco sobre mim o Sangue purificador de Jesus.  Declaro que Jesus Cristo, se fez maldição em meu lugar, e confesso que Ele é meu Senhor e único Salvador.  Renovo minha aliança com Jesus, e declaro que a única aliança espiritual emvigor na minha vida, é a aliança que faço contigo, por meio de Jesus e selada pelo Espírito Santo.  Diante de tão grande nuvem de testemunhas, declaro que sou liberto do poder das trevas e do pecado, e portanto satanás perdeu todas suas reivindicações sobre mim.
Jesus me resgatou da maldição da lei, para que a bênção de Abraão fosse minha e Abraão foi abençoado em todas as coisas, e eu recebo estas bênçãos, especialmente as bênçãos de uma vida sexual liberta e renovada, em Nome de Jesus, e me disponho a destruir todo sinal que me ligue a um passado de pecados.
Pai, levanto as mãos para Ti, tomo os céus por testemunha, de que sou teu servo (a), para te servir todos os dias de minha vida, em obediência à Tua Palavra.  Eu me aproprio agora de Tua armadura.  Cubro a minha cabeça com o capacete da salvação, que protege minha mente dos pensamentos malignos, de lembranças passadas e acusações de condenações.  Visto a couraça da justiça e me coloco diante de Ti, perdoado, sem nenhum complexo de culpa.  Cinjo-me com a verdade que segura a minha armadura, a verdade da Tua Palavra.  Tomo o escudo da fé e com ele apago os dardos do maligno.  Calco meus pés com o Evangelho da paz.  Tenho paz contigo, tenho paz comigo, tenho paz com os homens, porque sou perdoado e perdôo os que me devem.  Aproprio-me agora da Espada do Espírito, que é a Tua Palavra e me declaro em Nome de Jesus Livre, completamente livre, de toda a opressão maligna, e abençoado na minha vida sexual, porque a Tua bênção está sobre mim.  Amém.
 
A 3 - A cura das feridas na área do sexo
Satanás tem o desejo de ferir todas as pessoas que ele puder.. Ele sabe, que pessoas machucadas encontram dificuldades nos seus relacionamentos pessoais, e isso gera muitas brechas para seu ataque odioso.  Muitas pessoas são feridas ainda na infância, às vezes até bebês, carregando marcas profundas para o resto da vida.
A área sexual, é um alvo muito usado pelo inimigo.  Muitos pecados na área do sexo, e até mesmo perversões são causados por brechas que foram abertas através de feridas ainda na infância.
Mas a boa notícia, que nos traz o Evangelho, anuncia que Jesus Cristo, veio trazer salvação ao homem como um todo.  Curando-o e libertando seu passado.  Glórias a Deus!  O
Senhor deixou à nossa disposição os recursos necessários para solucionarmos os problemas que nos afligem.  Jesus veio para "libertar os feridos"(Lc 4,18-19).  Ele veio destruir as obras de satanás.  Para que pudéssemos ser curados, Ele foi moído (Is 53,10) por Deus, ferido por nossos pecados, e hoje temos a cura e a paz por causa dele (Is 53,5).  A ferida de Jesus é o instrumento da nossa cura.  Aleluia!
Através da vida de Jó, o Senhor nos revela que aquele que crê, se levantará do pá, e mesmo em meio às provações, dirá: "Eu sei que o meu Redentor vive" (Jó 19,25-26),e que após sermos provados, receberemos em dobro, aquilo que o diabo nos tirou. ( Jó 42, 1 0)
Vamos nos entregar ao Espírito Santo, e deixar que Ele mostre as causas dos nossos problemas, e cure, e limpe toda a ferida.  Esse nosso temo e doce companheiro, está interessadíssimo em nos livrar de todas as cadeias, consolar o nosso coração e restaurar as nossas almas.
Examinemos algumas feridas que podem trazer traumas e problemas para vida sexual dos cristãos, amarrando e impedindo a experiência de uma vida plena e feliz.
 
1 - rejeição paterna ou materna pelo sexo da criança
A criança é ferida na identificação de sua sexualidade.  Passa a não aceitar o seu sexo, e não desenvolve a capacidade de ter prazer com seu corpo. Às vezes, há casos até de desenvolvimento de homossexualidade, devido a uma rejeição muito profunda.
 
2 - abusos sexuais na infância
Crianças que foram molestadas por parentes, irmãos, país, padrastos, colegas, etc.
Pessoas que foram molestadas por indivíduos do mesmo sexo, podem tornar-se homossexuais.
Normalmente as vítimas de abuso, bloqueiam o prazer, e as vezes passam a agredir as pessoas de uma maneira geral, e podem desenvolver o sadismo ou masoquismo.
 
3- má educação sexual
Ensino de que o sexo é feio, sujo e pecaminoso.
Ter levado alguma surra muito grande ou castigo por ter sido surpreendido em alguma brincadeira sexual, ou por ter feito alguma pergunta sobre sexo.
Aprendizado do sexo na rua, com prostitutas, ou colegas, gerando uma visão deturpada do sexo.  Muitas vezes o homem traz para seu casamento essas coisas, não conseguindo ser feliz com a esposa.
 
4 - experiências sexuais frustrantes
         Traumas gerados pela primeira noite de núpcias, ou por uma lua de mel infeliz.
Traumas gerados pela primeira noite de um homem, geralmente com prostitutas, às vezes com fracasso no desempenho.
 
5 - vítimas de estupro ou violência sexual
 
6 - crianças que assistiram os pais mantendo relações sexuais, ou viram cenas de sexo na T.V. ou em qualquer outro local, muito cedo.  Passam a ter aversão por sexo.
 
 
 
 
7 - pessoas que rejeitam o corpo, não gostam de si mesma, se acham feias.  Podem ter sido ridicularizados por irmãos, colegas, etc.  Essas pessoas têm dificuldades em aceitar que podem ser admiradas, amadas, e bloqueiam o prazer que podem ter com seu corpo.
 
8 - vida sexual desregrada
 
9- pessoas "enganadas"sexualmente
São normalmente mulheres, cujos namorados as enganaram, prometendo casar-se se elas se entregassem.
 
10- complexo de culpa
Mulheres que não se casaram virgens, e não se perdoam por isso.
 
11 - falta de perdão
Pessoas traídas por seus cônjuges, não perdoam e não conseguem mais ser felizes.
São muitas as fontes de feridas.  Só mesmo o Espírito Santo e a Palavra de Deus, que é cortante como espada de dois gumes, podem revelar o que nos impede de ser felizes.  Vamos nos entregar à ação restauradora de nosso Paráclito e deixar que Ele nos cure.
 
ORAÇÃO DE CURA INTERIOR
 
Pai amado, glorioso e poderoso Senhor, sei que meamas profundamente, e por isso na presença de meu terno e doce consolador, o Espírito Santo, me rendo aos teus pés.  Me coloco na Tua presença sem reservas, sem esconder nada de Ti, pois me conheces quando estou sentado e quando estou de pé.  Ainda nem falei, e já sabes o que meus lábios vão pronunciar.  Tu me amas com eterno amor, e conheces cada segundo que vivi, sabes tudo o que sinto, cada lágrima que derramei, Tu estavas presente em todos os momentos de minha vida.  Agora me exponho a Ti, para que Teuamor, derramado pelo Teu Espírito em meu coração, inunde meu ser inteiro e eu possa perdoar e liberar a todos quantos no passado e no presente foraminstrumentos de feridas na minha alma.  Pai, eu perdoo com a força que me destes e libero o perdão e amor que de Ti recebo em Nome de Jesus à todos que me feriram.  Eu os perdôo e os amo como amor de Jesus.  A prisão da mágoa está agora desfeita, no Nome de Jesus.  Peço a TI, à Pai, que também perdoes a todos esses a quem perdoei.  Não lhes imputes estes pecados.
Peço-te perdão, também, ó Pai, por Ter guardado estas mágoaspor tanto tempo.  Lava-me com o Sangue de Jesus.
Agora, ó Pai, Tu que sondas os meus sentimentos e toda minha alma, vem com Teu Espírito Santo, curar-me de todas as feridas, todos os traumas do meu passado.  Livra-me das cadeias que tem prendido meu ser e impedido que eu seja felize pleno.  Renova a minh'alma,cura as lembranças dolorosas, apaga toda dor e restaura minha vida.
Neste momento, aproprio-me da provisão de cura que o Senhor Jesusreservou para mim, através da cruz, e apropio-me das bênçãos da redenção.  Ofereço minha vida a Ti,como expressão do meu amor e gratidão.  Faz-me um canal transparente do Teu amor e graça para todos os homens, de modo que glorifique o Teu Nome na Terra!  Amém.