ESTUDOS > Igreja
Obediência Contexto Familiar Apêndice / Orientação Familiar
 
ORIENTAÇÃO FAMILIAR
 
  • ROTINA: A criança deve ter horário determinado para todas suas atividades rotineiras: acordar, refeições, tarefas, dormir.
  • TAREFAS: devem ser feitas sempre no mesmo horário, nunca à noite, para criar hábito de estudo. Mesmo que a criança diga que não tem tarefa deve sentar-se no horário de estudo e realizar alguma atividade escolar, como leitura ou revisão de alguma matéria.
  • LOCAL DA TAREFA: Deve ser num local silencioso, arejado, bem iluminado, onde não haja outras pessoas passando ou conversando.
  • ATIVIDADES NOTURNAS: Devem ser tranquilas e já preparando a criança para dormir, por isso não deve ver TV uma hora antes de deitar, nem muito menos videogames ou jogos de computador.
  • PREPARAÇÃO PARA O SONO: Deve seguir sempre o mesmo ritual para que a criança possa ir preparando-se para dormir. A família deve preparar algo como: contar história, ler um livro, orar ou cantar para a criança, que já deve estar deitada e pronta para dormir.
  • PREMIAÇÃO: A família deve, junto com a criança, estabelecer algumas regras, que, ao serem seguidas, a levarão a conquistar alguns prêmios, como por exemplo: jogar meia hora de videogame ou PC no final da tarde. No final da semana, somando-se seus pontos, a família poderá levar a criança para um passeio por ela escolhido.
  • HORA DO JOGO: É muito importante que a família tenha um espaço para brincarem juntos. Podem escolher jogos e brincadeiras para serem realizados por todos.
  • REFEIÇÕES: Devem ser feitas em família e JAMAIS na frente da TV, muito menos no sofá. Sempre estejam juntos na mesa e usem este tempo para conversarem.
  • OBRIGAÇÕES: Escalem algumas tarefas para que possa realizar em casa e que ajude toda a família, como por exemplo, arrumar sua cama, pôr e tirar a mesa, lavar a louça ou ajudar quem está lavando, molhar plantas, etc., (estas atividades também contam na soma de pontos para premiação).
 
OBSERVAÇÕES: Lembrem-se de jamais discutirem na frente dos filhos. Nunca desautorizem um ao outro. Estejam sempre unidos na forma de educar. Sejam o exemplo das crianças na educação, gentileza, bons hábitos. Elogiem sempre uns aos outros, inclusive os adultos. Façam do lar um ambiente agradável, de paz, onde todos tenham prazer em estar. Para isso, deixem a reclamação, acusação, palavras pesadas de lado e usem a assertividade, isto é, substituam isso por palavras de gratidão, incentivo, reconhecendo o bem que cada um faz. Acostumem-se a elogiar uns aos outros e a falar o que o outro tem e faz de bom. Procurem estar sempre bem humorados. Tenham tempo um para o outro. Dialoguem, passeiem, enfim se amem!
A família é seu maior tesouro e vale qualquer sacrifício!