ESTUDOS > Jesse Criança 2015
1 A criação - O poder para criar
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 1ª AULA – FEVEREIRO – O PODER PARA CRIAR
 
ALVO: Mostrar para crianças, por meio da história da criação do mundo, que Deus tem o poder para criar todas as coisas sem precisar de nada porque todas as coisas têm início nEle.
 
PARA TIAS E TIOS: Gn 1 e 2; Salmo 100.3; Jr 10, 12.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:  "Foi o Senhor que em seu poder fez a terra, foi Ele que firmou o chão com sabedoria e com sua inteligência estendeu o céu!” (Jr 10, 12)).
 
CANTO:- Não há Deus maior (Não tem no CD);
               - Quero louvar-te (Não tem no CD).
 
MATERIAL PARA AULA:Uma flor de verdade e massinha de modelar de várias cores.
 
APRESENTAÇÃO DA AULA: Quem já ouviu falar sobre as histórias da criação do mundo? Quais vocês ouviram? Muito bem! Hoje em dia existem várias histórias contadas pelo povo sobre como o mundo foi criado. Tem alguns que acreditam que o mundo todo começou a existir a partir de uma grande explosão, há outros ainda que acreditam que tudo passou a existir por meio de uma bactéria! Mas na verdade, sabemos que apenas uma coisa é verdade: Para que qualquer uma dessas histórias acontecesse de verdade, seria necessário um Ser muito poderoso que controlasse tudo isso, não é mesmo crianças? Caso contrário, como seria possível existir coisas que pudessem explodir? Ou ainda, se tudo passou a existir a partir de uma bactéria, de onde teria surgido essa bactéria? Por isso, independente de como tudo foi criado, temos que saber que Deus é o autor de todas as coisas. Alguma vez, vocês já pararam para observar como a natureza é perfeita? Como por exemplo, as flores. Existem milhares de espécies diferentes. Umas de apenas uma cor, outras com várias cores misturadas, umas com cheirinho maravilhoso, outras sem perfume nenhum. Façam uma experiência de olhar para uma flor e imaginar o que seria necessário para que você mesmo a fizesse. Será que você conseguiria? Talvez fosse necessário um monte de materiais para você conseguir fazer uma única flor, não é mesmo? Mas Deus criou, não apenas as flores, mas tudo o que existe no mundo a partir de apenas duas coisas. Alguém sabe me dizer quais foram esses dois materiais utilizados por Deus para criação do mundo? O Nada e o Poder de Deus!Deus fez todas as coisas sem precisar de nada, apenas do poder que Ele tinha. Ele consegue fazer isso porque Ele é Deus e porque todo poder que existe é dEle. Tudo ele criou utilizando o poder dele. Incrível, não é mesmo crianças?
(Nesse momento o tio que desejar, pode pegar a flor e as massinhas e desafiar as crianças a pegar a massinha e fazer uma flor semelhante àquela que foi apresentada) Depois comentem dizendo que por mais que a flor deles tenha ficado semelhante à verdadeira, nada pode ser comparado ao poder que Deus tem de criar todas as coisas sem precisar de nada.
A Bíblia nos conta que Deus criou o mundo inteiro e todas as coisas que existem nele em apenas sete dias. Tudo o que Deus fez, foi feito com muito amor, imaginação, criatividade e capricho. Colocou pétalas coloridas nas flores, modelou vários formatos de nuvens para podermos apreciar. Inventou o vento que refresca o dia quente, a água que lava e mata a sede dos seres vivo.Ele fez ainda os alimentos saborosos, sons para escutarmos e muitas outras coisas de que gostamos e que fazem o nosso divertimento todos os dias. E tudo isso a partir de apenas duas coisas! O nada e o Poder de Deus!
Quem se lembra como a Bíblia nos diz que Deus fez todas as coisas? Vamos relembrar?
No primeiro dia, Deus fez o céu e a terra, o dia e a noite.
No segundo dia, Deus fez o firmamento, separou o céu das águas.
No terceiro dia, terra, mares e plantas.
No quarto dia as estrelas, o sol, a lua e todos os planetas.
No quinto dia todos os animais marinhos e as aves que voam no céu.
No sexto dia, todos os animais que vivem na terra, os domésticos, os selvagens, os répteis e etc.
E por fim, no sétimo dia, Deus criou o homem e a mulher para que eles vivessem na terra e dominassem todas as criaturas.
Crianças, vocês perceberam que somente depois de Deus ter criado todas as coisas, Ele criou o homem e a mulher. E sabe o que mais? Ele deu toda essa maravilha para eles, dizendo que podiam fazer o que quisessem. Comer dos frutos das árvores, dominar os animais, viver livres para que fossem felizes junto com Deus.
Desde de o início, o plano de Deus era dividir toda a obra da criação com os homens. É como se fosse uma herança que um pai deixa para o filho. Deus criou todas as coisas para dar tudo de presente para o homem, porque ele sempre o amou.
Vejam que maravilha é saber que nós temos um Deus tão poderoso que foi capaz de criar do nada, todas as coisas que existem na terra. Ele não precisou de nada além do incrível poder que Ele tem. O mais gostoso disso tudo é saber que esse Deus tão poderoso nos ama tanto que é capaz de fazer de tudo para nos ver feliz! Não é maravilhoso, crianças? Então o que acham de agradecer a Deus por tudo o que Ele fez e continua fazendo por nós?
 
ORAÇÃO: Querido Deus, Pai e Criador de todas as coisas, queremos lhe agradecer por tudo o que o Senhor criou com o seu poder. Por compartilhar conosco todas as maravilhas da criação. Obrigado pela natureza e por toda vida que existe. Ajude-me a viver debaixo da sua proteção, pois eu sei que o Senhor é poderoso para me livrar de todo perigo. Amém!
 
Atividade:
 
O Jogo da criação.
Material: Bola
Organizar as crianças em círculo. A brincadeira começa quando o tio fala um dos sete dias da criação. Por exemplo: O tio fala: “Primeiro dia”. Então a criança que estiver com a bola deve falar uma das coisas que foi feita no primeiro dia e passar a bola para outra criança. A outra criança deverá fazer o mesmo. Quando uma criança não souber mais nada, conta-se até cinco e aquela criança perde a brincadeira.
Durante a atividade o tio deverá ficar alternando os dias da criação. Sem que as crianças esperem, mude o dia. Por exemplo, se está no primeiro dia, o tio pode falar a qualquer instante: “Quinto dia” e as crianças devem falar apenas das coisas que foram feitas por Deus no quinto dia.
Vence o jogo a criança que conseguir ficar até o final.
 
- Colorir o desenho.