ESTUDOS > Plano de Deus
Esmola
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 –Vila Mendonça- CEP 16015-100  Fone:(018)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú  - agência 7158 / conta corrente00021-1     
                                                                                                                                                                                                                                           abril/2002
PIEDADE ( 2 )    Esmola
 
Dentre esses gestos de misericórdia, a esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos da caridade fraterna: é também uma prática de justiça que agrada a Deus”.
                                                                                  Novo Catecismo it: 2447, pág. 549
 
        Por toda a bíblia existe um cuidado da parte do Senhor em tratar de questões de justiça social. Particularmente em relação aos pobres, notamos um carinho e atenção especial da parte de Deus. Na lei deixada a Seu povo exorta: Nunca deixará de haver pobres na terra; é por isso que eu te ordeno: ABRE A MÃO em favor de teu irmão, de teu humilde e de teu pobre em tua terra”. Dt 15,11.
        Faz parte de uma vida piedosa, de uma religião autêntica e não apenas de ritualismo, o amor aos pobres e a esmola (Tg 1,27). O nosso amor não pode ser apenas de palavras, isto é, da boca para fora, mas ser demonstrado através de obras verdadeiras, que procedem de Cristo, que é a Verdade (1 Jo 3,18). Não podemos nos esquecer que o nosso julgamento, para sermos reconhecidos como eleitos de Deus, será pelas obras de misericórdia que provém do amor (Mt 25, 31-36).
        Jesus é muito claro neste amor com gestos concretos que deve ser feito aos pobres: “Dá ao que te pede e não voltes as costas ao que te pede emprestado” (Mt 5,42). Ele mesmo mantinha uma bolsa para ajudar os pobres (Jo 12,5-6). Um dos sinais do reino é a evangelização dos pobres (Mt 11,5).
        Os grandes santos da história da igreja, que trouxeram renovação espiritual no seu tempo, foram pessoas com ardente amor pelos pobres. São Francisco de Assis levou seu amor à pobreza a ser um modo de vida e assim transformou sua época, um tempo onde a igreja vivia no fausto, na riqueza, buscando status entre os homens. Santa Rosa de Lima, ao ser repreendida por sua mãe por manter em casa pobres e doentes, lhe respondeu: “Quando servimos os pobres e doentes, servimos a Jesus. Não nos devemos cansar de ajudar o próximo, porque neles é a Jesus que servimos”. Madre Tereza de Calcutá foi unanimidade neste século, entre cristãos e não cristãos como uma autêntica discípula de Cristo pelo seu trabalho entre os pobres e doentes. É dela a frase: “Nós devemos amar até doer”.
        A esmola é tão agradável a Deus que trás promessas surpreendentes para àqueles que a praticarem: “Tira de teus bens para dar esmola. Que teu olho não te inveje, quando deres esmola. Não desvies tua face de nenhum pobre, e assim não se desviará de ti a face de Deus. 8 Age de acordo com tuas posses. Se tiveres em abundância, dá esmola em proporção a teus bens. Se tiveres pouco, não tenhas receio de tirar deste pouco. 9 Assim acumulas em teu favor um precioso tesouro para o dia da necessidade. 10 A esmola preserva da morte e não deixa entrar nas trevas. 11 Para todos os que a praticam diante do Altíssimo, a esmola é oferenda de grande valor”   Tb 4,7-11.
        É interessante notar que a esmola deve ser dada por todos: os que têm e os que não têm, cada um proporcionalmente a seus bens. Àquele que praticar a esmola, há a promessa de que Deus não desviará dele Sua face. É um tesouro que acumula para o tempo das dificuldades, de forma que funciona mais ou menos como uma poupança no céu e quando vier a necessidade é deste tesouro que virá o suprimento. Vejamos alguns exemplos destas promessas se cumprindo na vida de pessoas da bíblia:
 
a)      Cornélio- (At 10,1-2,4)1 “Havia em Cesaréia um homem, de nome Cornélio  , comandante do batalhão chamado Itálico. 2 Era religioso e temente a Deus, juntamente com todos os de sua casa. Dava muitas esmolas ao povo e rezava constantemente”.Ele olhou e, cheio de medo, disse: “O que queres, Senhor?”O anjo lhe disse:“Tuas orações e esmolas foram lembradas diante de Deus”. Cornélio era pagão, comandante de exército romano. O anjo lhe diz que suas orações e esmolasforam lembradas! Ele nem sequer sabia que existia batismo, quanto mais batismo no Espírito Santo e Deus o escolheu, por causa das sua piedade (oração e esmola), para demonstrar aos judeus que Ele queria estender a mensagem do reino para os gentios! E ainda mais, ele recebeu a mensagem através de um anjo!
 
b)      Tabita- (At 9,36)36 Havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que quer dizer Gazela. Era rica em boas obras e nas esmolas que dava”. Tabita era uma discípula como várias outras, mas foi gravado sobre ela na bíblia o fato de dar esmolas. As viúvas intercederam por ela mostrando a Pedro as túnicas que fazia para elas e foi-lhe concedida a ressurreição!
 
c)      Aicar- (Tb 14,10-11a) -10 “Vê, meu filho, o que Nabad fez a Aicar, seu pai adotivo: não o fez descer vivo para debaixo da terra? Mas Deus retribuiu-lhe a infâmia aos olhos de sua vítima: Aicar voltou à luz e Nabad submergiu nas trevas eternas, porque procurara tirar a vida de Aicar. Este, por ter praticado a esmola, escapou do laço mortal que lhe estendera Nabad, ao passo que Nabad caiu no laço mortal que lhe tirou a vida.11 Vede, meus filhos, os frutos da esmola e as conseqüências da injustiça. Esta leva à morte”. Aicar era sobrinho de Tobit e praticava a esmola como forma de piedade.
 
d)      Tobit- (Tb 1, 3; 12,8-10) “Eu, Tobit, segui os caminhos da verdade e pratiquei as obras da justiça, todos os dias de minha vida. Dei muitas esmolas a meus irmãos e compatriotas, que comigo foram deportados para Nínive, no país dos assírios”. Tobit, por causa de sua piedade, foi ouvido por Deus que enviou o anjo Rafael para sará-lo e ao mesmo tempo responder a oração de Sara. No final o anjo se revela e lhes diz: 8 “É valiosa a oração com a verdade; e a esmola com a justiça vale mais que a riqueza com a injustiça. Mais vale dar esmolas que entesourar ouro. 9 A esmola preserva da morte e purifica de todo pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida. 10 Aqueles, porém, que cometem pecado e injustiça, são inimigos de si mesmos”.
        Existem ainda muitas outras passagens deixando claro que a esmola deve ser praticada e que isto agrada a Deus:
 
§ Livra da maldade e combate por nós diante do inimigo: Eclo 29,8-13.
§ Expia os pecados e traz amizade com Deus: Eclo 3,30-4,10.
§ Não é esquecida: Eclo 40,17.
§ É para Deus como um sacrifício de louvor: Eclo 35,4 (Pv 21,3).
 
        É claro que o fato de dar esmola em si mesmo não é capaz de produzir estes efeitos. Assim como o jejum, a esmola deve vir de um coração submisso ao Pai e que deseja em tudo lhe agradar. Na verdade, é a expressão concreta do amor ao próximo, feita não para agradar a homens, mas com a finalidade única de agradar ao Senhor de nossas vidas. Até o ato de dar esmola precisa ter sua origem em Jesus, pois para Deus, só é aceitável aquilo que está nEle ( Col 1,16-18).
        É interessante notar como o diabo, o enganador, usa da palavra de Deus, inserindo nela inverdades que deturpam o sentido que Deus quer dar. Assim como fez com Eva no jardim do Éden, satanás até hoje vem tentando enganar as pessoas deturpando a palavra de Deus e tentando o homem a ser Deus, isto é, fazer as coisas independente de Deus. É o que ele tem feito com a esmola, a caridade. Na doutrina espírita, quanto mais caridade a pessoa faz, mais seu espírito terá “luz”. Isso faz com que o indivíduo tente adquirir a salvação por suas obras, isto é, pelas caridades que faz; isto o torna independente de Deus, pois não é necessário ser salvo por Jesus, visto que fazendo caridade você próprio pode adquiri-la. Neste caso, a esmola não é fruto de um relacionamento com Deus que se externa em atos de amor, mas um ato deliberado de independência para alcançar através de seus méritos um lugar no céu.
        Outro engano é achar que com esmolas pode-se “aplacar” a consciência. Sabemos que muitas obras sociais vêm de dinheiros escusos. Há muitos traficantes que distribuem cestas básicas e remédios nas favelas. Os ‘bicheiros’ também são conhecidos por sua liberalidade. Este tipo de ‘caridade’ não pode agradar a Deus, visto que Paulo é claro quando diz em I Co 13,3: “E se repartir toda a minha fortuna e entregar meu corpo ao fogo mas não tiver a caridade nada disso me aproveita”. A diferença está no amor, que nasce de Deus (1 Jo 4,7). Jesus nos ensina como deve ser a verdadeira esmola em Mt 6,1-3: A verdadeira esmola é aquela que praticamos para Deus, sem querer nenhum reconhecimento dos homens, nem mesmo daquele a quem foi dada a esmola. Quando recebemos nossa recompensa aqui na terra através do reconhecimento dos homens, deixamos de receber a recompensa que o Pai tem para nós (Lc 14,12-14, 2 Co 9,7).Ainda que a pessoa não agradeça e até xingue ou seja mal educada, é preciso manter a mesma postura de amor; isso só é possível quando se está em Jesus, é Ele quem ama através de nós.
        Que possamos como Santa Terezinha do Menino Jesus, dizer:
 
“Bem sabeis que não poderia jamais amar minhas irmãs, como vós as amais, se vós mesmo, ó meu Jesus, não as amásseis também em mim. Oh! quanto o amo! Pois é o que me dá certeza de ser vossa vontade amar em mim todos aqueles a quem me mandais amar!..”