ESTUDOS > Jesse Criança 2015
3 Torre de Babel - a torre do orgulho
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 3ª AULA – MARÇO – TORRE DE BABEL – A TORRE DO ORGULHO
 
ALVO:Ensinar as crianças sobre a história da torre de Babel e mostrá-los sobre a importância de não termos um coração orgulhoso, pois isso não agrada o coração de Deus.
 
PARA TIAS E TIOS:Gn11, 1-9; Pr3, 34; 11, 2; 16, 18 e 29, 23.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“O Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra”(Gn11, 8).
 
CANTO: - Iê, iê, iê de Jesus (Faixa 16);
               - Sacudir (Faixa 30).
 
MATERIAL PARA DINÂMICA ANTES DA HISTÓRIA: Cartas de baralho (muitas).
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:Quem se lembra da historinha da semana passada? Qual foi mesmo? Muito bem! Da arca de Noé e a primeira aliança que Deus firmou com os homens.Quem gostou dessa história? Muito bem! E o que acham de aprendermos hoje mais uma história da Bíblia? Então vamos lá.
Antes de iniciar a história da Torre de Babel, o tio deverá dividir as crianças em duas equipes e distribuir um pouco de carta para cada time (o tio não deverá entregar todas cartas e falar que o time que precisar de mais cartas deverá procurá-lo durante a atividade).
Orientar as crianças que ao sinal do tio, cada equipe deverá iniciar a construção de uma torre de cartas durante cinco minutos (o tio deverá cronometrar o tempo).Durante o tempo da atividade as equipes deverão empenhar estratégias e esforços para construir a maior torre. Ao final dos cincos minutos, a equipe que apresentar a maior torre vence a brincadeira.
Com o fim da brincadeira, o tio pode iniciar um bate-papo pedindo para as crianças comentarem como foi a construção das torres e quais foram as dificuldades que cada equipe teve.
Crianças, quando vocês começaram a brincadeira para construir a torre de cartas, vocês devem ter pensado: “Ah, isso vai ser mole! Ninguém melhor do que eu para construir uma torre de cartas. Com certeza vamos ganhar porque eu sou muito bom nisso”. Não foi assim? Quem pensou assim? Mas como foi durante a construção? Foi fácil? A torre caiu várias vezes? Isso mesmo, não foi nada fácil como vocês pensaram antes, não é mesmo?
Hoje, vamos aprender mais uma história que está lá no antigo testamento da Bíblia. Essa é a história da Torre de Babel. Vamos conhecer?
Há muito tempo depois do dilúvio, a terra já estava novamente povoada por muitas pessoas e elas todas falavam uma única língua, portanto todos conseguiam entender a todos. Certo dia, algumas pessoas se reuniram e acharam que seria super legal se eles construíssem uma torre bem alta cujo o topo chegasse até o céu. Sabem porque eles queriam construir essa torre até o céu, crianças? Porque eles queriam ser famosos, reconhecidos por todos os homens. Eles queriam que todas as pessoas ficassem admiradas com eles só porque eles tinham construído uma torre que chegasse até o céu. Na realidade, essas pessoas tinham tanto orgulho no coração que eles queriam ser como Deus. Ser o máximo, o mais poderoso e o mais querido por todos! A falta de humildade no coração daquelas pessoas fez com que eles esquecessem que só Deus é tão poderoso para fazer obras tão grandiosas como aquela, afinal, será que é possível construir uma torre que chegue até o céu sem que ela caia? Claro que não, neh? Isso é impossível! Eles nem pensaram nisso, pois só tinham em mente que se eles conseguissem construir a torre que chegasse até o céu eles seriam como Deus. Invencíveis.
Todo esse orgulho tomou conta dos homens que lá estavam então eles iniciaram a construção da tão sonhada torre. A torre foi subindo, subindo e subindo... Então isso chamou a atenção de Deus. Deus ficou tão zangado com o tamanho do orgulho daqueles homens, pois o que Ele quer de cada um de nós é um coração cheio de humildade. E sabem o que Deus fez, crianças?
O Senhor Deus derrubou aquela torre que estava sendo construída e fez com que todos os homens que lá estavam começassem a falar línguas diferentes de forma que eles não conseguissem mais entender uns aos outros. Será que foi daí que surgiram todas as línguas que existem no mundo? O Inglês, o Português, o Alemã, o Espanhol, o Japonês, Chinês e etc? Não sabemos, mas pode ser que sim, não é mesmo?
E vocês acham que Deus fez apenas isso? Claro que não! Depois dEle ter confundido todos os homens com línguas diferentes, Ele mandou cada um dos homens para cantos diferentes do mundo.
Crianças, vocês sabem porque Deus fez isso com aqueles homens? Ele fez isso para que nunca mais eles tivessem aquele plano orgulhoso e destrutivo de querer ser Deus. Depois desse acontecimento, aquele lugar em que a torre estava sendo construída recebeu o nome de “Babel” que quer dizer: “Confusão”, pois foi lá que o Senhor Deus confundiu a maneira de falar das pessoas. E o motivo disso tudo qual foi? O orgulho.
Puxa, crianças! Deus fica muito zangado e chateado quando vê que as pessoas estão com o coração cheio de orgulho e que são egoístas também. Deus quer que nós tenhamos um coração humilde, que saiba agradecer a Deus por tudo o que Ele faz por nós. Um coração humilde que faça com que nós aceitemos que existe apenas um Deus todo poderoso que nos ama e quer nos ajudar em todas as coisas que vamos fazer. Vamos, então, pedir perdão a Deus pelo orgulho que muitas vezes tenho guardado no meu coração?
 
ORAÇÃO:Senhor meu Deus, obrigado pela historinha que aprendemos hoje. Obrigado por me mostrar que eu não posso ser orgulho, que eu preciso ter um coração humilde para reconhecer que eu preciso de Ti todos os dias da minha vida. Me desculpe, Senhor, pelas vezes que deixei o orgulho falar mais alto no meu coração e deixei de agir com humildade. Me ajude, Senhor, a ter um coração humilde, cheio de amor e ternura. Amém!
 
 
Atividade:-
 
- Colorir o desenho.