ESTUDOS > Plano de Deus
Lutando Esferas Celestiais - parte 2
  ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
“JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 – Fone:(018) 3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.brEMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
LUTANDO NAS ESFERAS CELESTIAIS
( parte 2 )
 
“E procurando o que era a iniquidade compreendi que ela não é uma substância existente em si, mas a perversão da vontade, que ao afastar-se do Ser supremo, que és Tu , ó Deus, se volta para as criaturas inferiores; e, esvaziando-se por dentro, pavoneia-se exteriormente.”
                                                                                                                                               Santo Agostinho, conf. Lv VII
 
 
CONTRA QUEM GUERREAMOS – junho de 1999
 
Pois não é o homem que afrontamos, mas as Autoridades, os Poderes, os Dominadores deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus.”  Ef.6 ,12
 
                        A palavra de Deus nos ensina que a nossa luta, isto é, o que resiste ao nosso avanço para a conquista do reino, não são homens de carne e sangue, mas sim seres espirituais, que agem segundo princípios e leis espirituais. É uma luta de “resistência” de ambas as partes: o diabo luta para resistir ao avanço da igreja nos propósitos de Deus ( Dn 10,13) e a igreja resiste e se opõe à operação do diabo ( 2 Tes 2,6-7 ). É a igreja através do testemunho dos santos e da operação do Espírito Santo, que detém a satanás, do contrário ele destruiria tudo o que vê pela frente. Quando uma cidade ou região tem uma igreja forte e atuante, que libera a unção do Espírito, todas as pessoas são beneficiadas, sejam cristãos ou não. Diminui a violência, os suicídios, roubos, miséria, etc. e ocorre uma melhoria na qualidade de vida de toda a população daquele lugar. Já num local onde a Palavra de Deus é pouco pregada e vivida, o inimigo tem muito mais chance de operar e causar a destruição que lhe é própria, como por exemplo na África, um continente dominado por feitiçarias e trevas, onde existe muita miséria, fome, guerras, violência e corrupção. Os países onde prevalece o paganismo, são geralmente os mais pobres e miseráveis.
                        Conscientes desta realidade, passamos a entender que a partir do momento que professamos a Jesus como Senhor de nossas vidas, nos tornamos opositores do diabo e passamos a sofrer da parte dele todo tipo de oposição.
                        Para entendermos melhor este mundo espiritual e suas hierarquias, é preciso conhecer a origem de satanás. Existem algumas passagens da bíblia que nos trazem alguma luz sobre este assunto. Embora estes trechos não falem explicitamente sobre satanás, considera-se que fazem referência à sua origem. Partimos do princípio que Deus é o criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, por meio de Jesus Cristo, inclusive o sistema de hierarquias espirituais, isto é, os tronos, soberanias, autoridades e poderes ( Col 1,15-16 ). Isto implica de que tudo que Ele criou é bom e cheio de beleza e luz, portanto os seres espirituais foram criados cheios do resplendor e brilho de Deus. Satanás, era antes, um ser brilhante e resplandecente, um príncipe dentre os anjos, dentre os mais elevados na hierarquia celeste. Seu nome, Lúcifer, significa “ o portador de luz”; isto nos leva a crer que o “astro brilhante”, “querubim protetor ungido”, o” filho da aurora”, que estão referidos em Isaías 14,12-15 e Ezequiel  28,12-19, trata-se dele mesmo.
Nestes trechos podemos perceber quão glorioso ele era,  o “portador da luz de Deus”, cheio da beleza e esplendor do Senhor, refletia Sua glória e era cheio do conhecimento  do Senhor; o mais poderoso dos anjos; recebeu autoridade sobre a criação e estava sobre o monte santo de Deus, era um querubim com grande domínio da música ( vs.13b ). 
                        Era para Deus, como a lua é para o sol; este é que tem a verdadeira luz  e o calor, a lua apenas reflete, é “portadora” da luz do sol, a sua beleza consiste em ser um reflexo da verdadeira luz que é o sol. Já pensaram se de repente a lua resolvesse achar que era maior que o sol? No dia em que o sol resolvesse tirar dela sua luz, ela voltaria a ser aquele astro cheio de buracos e sem nenhum atrativo, incapaz de permitir a existência de vida em seu seio. Esta é a realidade de satanás: achou que sua beleza era tanta, que permitiu o orgulho insinuar-se em seu coração; já não bastava refletir a luz, queria ser como a própria luz, e isto foi o seu fim. Com ele, foram os anjos que o seguiram e que também pecaram ( 2 Pe 2,4), foram expulsos do céu, arremessados ao inferno, onde esperam pelo julgamento (Jd 6 ). Tendo como base Apocalipse 12,4a , calcula-se que um terço dos anjos seguiram a Lúcifer, o que significa que existem duas vezes mais anjos com o exército de Deus.
                        Em função de sua rebeldia perdeu a luz da qual era portador e transformou-se em treva plena. À partir daí está em constante luta com o reino da luz. Satanás sabe que está vencido, apenas aguardando o dia do julgamento, mas enquanto não chega este dia tenta levar com ele o maior número de homens que puder. Ele odeia toda a criação  de Deus e em especial o homem,  porque nele, Deus não apenas pode refletir sua glória, mas habitar em íntima comunhão. A inveja se transformou no mais profundo ódio, principalmente ao saber que o homem vai ocupar o trono ao lado de Deus, a esposa de Cristo será da raça humana
                        Santo Agostinho ensina que tudo que Deus fez é bom, porém pode ser corrompido. O mal é a corrupção do que é bom. Lúcifer foi corrompido pelo orgulho e hoje tenta corromper toda a criação. Santo   Agostinho também, depois de muita pesquisa ensina que Deus não corrompe e nem pode ser corrompido; dEle só vem o bem, portanto a origem desta corrupção é um mistério que não podemos entender com nossa ínfima inteligência e por não estar em nosso alcance, muitos caíram ao tentar desvendá-lo.
                        Onde estão estes seres espirituais? Efésios 2,2, no trecho “segundo o príncipe das potestades do ar”, mostra que a atmosfera ao redor da terra está repleta de seres espirituais malignos, cujo chefe é satanás ( Jo 12,31 ). Nesta atmosfera (ar), ficam as potestades, que são os seres malignos sob o controle do diabo; suas obras más fazem deste  “ar” um reino de “trevas”. Estes seres ficam em “redor, buscando a quem possam tragar” (1 Pe 5,8 ). É como um lustre, cuja lâmpada quando acesa deixa uma infinidade de insetos ao seu redor, porém, estes insetos só penetram no interior do lustre se acharem uma brecha. A terra pertence ao homem por herança, e o diabo só pode atuar aqui através do homem; por isso ele fica procurando uma brecha por onde possa penetrar e realizar suas obras más. Muitas vezes, entra-se num local cuja atmosfera é pesada, ficando ás vezes até difícil de respirar. Com certeza a presença do maligno está ali por alguma brecha que um ser humano abriu. Um ambiente típico é um centro de feitiçaria, onde os pais de santos convidam o diabo a estar ali. Por trás de toda maldade existe o ser espiritual maligno, que através de seus agentes controla os homens. Quando assistimos às atrocidades cometidas numa guerra, ou à violência de alguns assassinatos, crimes, roubos e outras maldades, fica clara a presença destruidora do maligno, que veio para roubar, matar e destruir ( Jo 10,10a ). Tudo isto não isenta o homem de responsabilidade, pois o inimigo não pode fazer nada que o homem não permita que faça. Este cenário de desigualdade social, miséria, fome, guerras e mortes, são o resultado da ação maligna com a conivência e ambição do homem. Se não fosse a atuação do Espírito de Deus através da igreja orante, este mundo já teria se tornado o caos.
                        Muitas vezes parece que nosso louvor e oração não tem efeito algum. Puro engano. Cada prece, cada oração, cada louvor e adoração elevadas ao  céu, produz uma resistência no mundo espiritual que impede a ação do diabo. Quanto mais oração, louvor e adoração, mais as forças espirituais do mal perdem seu poder de fogo. Nós sabemos do ódio profundo que o inimigo nutre pelos cristãos. Quanto maior a unção, maior o ódio. O que o impede de destruir a vida de um cristão? O poder de Deus, manifesto  no nome de Jesus, expresso pela confissão de louvor e adoração dos que crêem. Só o poder do Senhor pode deter o inimigo, e quão grande é este poder!
                        O nosso coração exulta ao proclamar o poder de nosso Deus diante de todas as nações da terra:
                “ Quem pois é deus, senão o Senhor? Quem é Rocha senão nosso Deus?”
                          “ Quem é como o Senhor entre os deuses? No conselho dos santos , Deus é grandemente temível, mais terrível que todos que O cercam. Senhor Deus de todo poder! Quem é forte como Tu Senhor? A Tua lealdade está ao seu redor.” SL18,31; 89, 7-9 ( bíblia TEB ).
 
                        Não temamos, pois, e avancemos confiantes, sabendo que “maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo” ( 1 Jo 4,4 ).
                        Que o Senhor possa nos abençoar e dar todo o conhecimento necessário para lutarmos com bravura e coragem! Amém.