ESTUDOS > Jesse Criança 2015
2 Páscoa - Símbolos da Páscoa
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 2ª AULA – ABRIL – PÁSCOA – SÍMBOLOS DA PÁSCOA
 
ALVO:Ensinar para as crianças os principais símbolos da Páscoa.
 
PARA TIAS E TIOS:Jo 1, 29 – 30.
 
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo1, 29).
 
CANTO: - Deus é bonito (Faixa 34);
              - A alegria está no coração (Faixa 2).
 
 
APRESENTAÇÃO DA AULA: Vamos recordar o que aprendemos na última aulinha? Quem se lembra? Sobre o que falamos mesmo? Muito bem! Ouvimos a mais triste das histórias. A história da Paixão e Morte de Jesus, não é mesmo? E o que vocês mais gostaram dessa história? Com certeza a notícia mais legal dessa história é saber que pela morte e ressureição de Jesus nós fomos salvos e libertos de todos os nossos pecados! Não é maravilhoso, crianças?
Como vocês já sabem, depois da morte de Jesus teve o dia da Páscoa! O dia em que Jesus ressuscitou. A páscoa é a festa mais importante para nós cristãos, pois é pela ressureição que Jesus nos deu livre acesso para o céu, sabiam?
Hoje vamos aprender um pouco sobre os principais símbolos do dia da Páscoa. Alguns desses símbolos vocês conseguirão ver no dia da Missa de Páscoa. Mas vocês sabem o que é um símbolo? O que significa a palavra símbolo? Alguém sabe? Então vamos descobrir.
Os símbolos são coisas que representam alguma realidade. Os símbolos podem ser objetos, desenhos, gravuras, letras, abreviações ou qualquer outra coisa que possa representar algo.
Por exemplo, quem sabe qual é o símbolo do amor? Muito bem! O coração! Então quando vemos alguma pessoa desenhando corações, sabemos que essa pessoa está apaixonada por alguém, não é mesmo? O coração que essa pessoa está desenhando mostra a realidade que ela está vivendo agora.
Outro exemplo, o que vocês imaginam quando veem um bolo todo enfeitado? Logo nossa cabeça começa a pensar em festa de aniversário, não é mesmo? Isso porque o bolo é o símbolo das festas de aniversários e quando vemos um bolo enfeitado, começamos a querer saber quem é que está fazendo aniversário, não é assim?
Portanto, como estávamos falando, existem muitos símbolos da páscoa. Vamos aprender quais são?
CÍRIO PASCAL: É uma vela bem grande e grossa que é acesa todos os anos pela primeira vez no sábado de aleluia. No sábado antes do domingo de páscoa. Ele representa a realidade da luz de Cristo, pois o próprio Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo!”. Todas as vezes que vemos o CÍRIO PASCAL aceso lembramos que Jesus está vivo no meio de nós. No círio há duas legras gregas desenhadas nele, o Alfa e o ômega. O Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e o ômega é a última. Portanto, essas duas letras do círio nos mostra que Jesus é o princípio e o fim de tudo.
Na missa do sábado de Aleluia é celebrado a benção do fogo novo, onde um fogo novo é aceso para acender o círio pascal e depois todas as velas dos fiéis são acesas pelo círio.
O CORDEIRO: Quem já viu alguma vez na missa o desenho de um cordeirinho? O cordeiro simboliza Jesus Cristo, que morreu em favor do seu rebanho.
A CRUZ: A cruz é o símbolo oficial de todo cristão. Ela não é somente um símbolo da páscoa, mas o principal símbolo da fé católica.
O PÃO E O VINHO: Simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus que foi oferecido por nós para que os nossos pecados fossem perdoados.
O COELHO: Embora ele não seja um símbolo que se vê na missa, ele também simboliza a páscoa. Mas será que é por causa dos ovos de chocolate que todo mundo fala. Claro que não, crianças! Afinal, onde já se viu coelho com ovo? Impossível, não é mesmo! O certo seria uma galinha ou um pato com ovos, não é mesmo?
Mas, como dissemos, o coelho também representa a páscoa, pois ele simboliza a fecundidade da igreja. Representa a fecundidade porque quando a mamãe coelha está gravidinha, nascem muitos e muitos filhotinhos, não apenas um, mas uma grande quantidade deles. Mas o que é fecundidade? Fecundidade é tudo aquilo que se multiplica. É como se fosse a tabuada que aprendemos na aula de matemática na escola, nela os números se multiplicam, não é mesmo? Muito bem! A fecundidade da igreja é a multiplicação da missão de falar da Palavra de Deus por todo o mundo.
Quem gostou de aprender um pouquinho dos símbolos da páscoa? Que legal! Então agora, quando formos à missa de Páscoa, podemos falar para os nossos pais e amigos que já sabemos tudo o que significa os símbolos da páscoa: O círio, o fogo, a cruz, o Alfa, o ômega, o cordeiro, o pão e o vinho e também o coelho.
Vamos agradecer a Deus por ter nos mostrado essa realidade tão bonita?
 
ORAÇÃO:Querido Jesus, queremos te louvar e agradecer por ter nos ensinado tudo sobre os símbolos da sua festa de páscoa. Ajude-nos para que jamais esqueçamos desses símbolos e que todas as vezes que nós olharmos para eles possamos recordar a realidade que está escondida nele. Amém!
 
 
 
Atividade:
- Colorir os desenhos e escrever o que entenderam de cada símbolo.
 
CÍRIO PASCAL
CORDEIRO
COELHO
CRUZ
FOGO
PÃO E VINHO