ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23/01/2021
Fase vermelha do plano São Paulo não afeta celebrações litúrgicas


A piora nos números da Covid-19 no estado de São Paulo levou o governo estadual a anunciar, nesta sexta-feira, dia 22, um endurecimento da quarentena, com o adiamento da volta às aulas, o cancelamento das cirurgias eletivas no estado e a reabertura de um hospital de campanha na capital. 

Nenhuma cidade está mais na fase amarela, que compreendia a maior parte do estado no começo deste mês.

As regiões de Franca, Barretos, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba e Taubaté passaram para a fase vermelha, a mais rígida do plano. As demais, inclusive a região da Grande São Paulo, estão na fase laranja. 

No entanto, de segunda à sexta-feira, das 20h às 6 h e aos sábados, domingos e feriados, o Plano São Paulo adotou para todas as cidades do estado a fase vermelha, pela qual podem funcionar apenas os serviços essenciais. 

As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo deste sábado, dia 23  e entrarão em vigor a partir da segunda-feira, dia 25, valendo até o dia 7 de fevereiro.

A região de Araçatuba, que agrega 19 cidades da Diocese, segue na fase laranja, de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, mas como as igrejas são consideradas atividades essenciais de acordo com a legislação federal e estadual, o endurencimento das normas de prevenção contra a Covid-19 não suspendem as missas públicas ou atividades pastorais e administrativas das comunidades e paróquias da Diocese de Araçatuba, conforme comunicado do Vigário-Geral diocesano, padre Charles Borg.




“Lembro aos irmãos párocos e a todos os irmãos leigos que o governo do Estado considera essenciais os serviços religiosos. Portanto, o retorno a fase mais restritiva não afeta nossas celebrações”, afirma.



Todavia, o Padre Charles reforça a necessidade do cumprimento das normas sanitárias estabelecidas pelo municípios onde se localizam as 33 paróquias da Diocese. Cada cidade tem suas leis específicas, as quais, conforme decreto episcopal de retorno às atividades públicas assinado pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy em agosto de 2020, reproduzido abaixo, devem ser seguidas impreterivelmente.